CIENTISTA DE DADOS O que faz, formação, salários

CIENTISTA DE DADOS O que faz, formação, salários

Icon 5 Φεβρουαρίου 2024
Icon By iris_energy
Icon 0 comments

Em geral, a ciência de dados está se tornando uma profissão muito promissora e com grandes expectativas, então vamos ver como é o dia a dia desses profissionais da Big Data. Quem já concluiu a graduação pode fazer uma pós-graduação de cientista de dados. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, oferece um MBA em Ciências de Dados. Com duração de um ano, o curso apresenta técnicas avançadas de captura e tratamento de https://www.fm105.com.br/ciencia-de-dados-inteligencia-artificial-se-une-a-big-data-para-criar-modelos-preditivos/ dados. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores instituições de ensino superior do país, inaugurou em 2020 o curso de Estatística e Matemática aplicada, com ênfase em ciência de dados. Em outras palavras, o cientista de dados pode ajudar a empresa a tomar decisões de forma mais assertiva, a partir da sua visão analítica sobre os dados e a capacidade de fazer previsões antecipadas a respeito do que pode acontecer.

Qual a língua de ensino do curso?

Afinal, há muitos caminhos e muitos assuntos a aprender e habilidades a adquirir. Florian Douetteau aponta que esse tipo de cientista de dados é caracterizado pela pouca profundidade em Ciência de Dados. Segundo o autor, são profissionais que não necessariamente trabalham diretamente na área, mas têm algum conhecimento e precisam dele em parte de sua rotina profissional. Ademais de se debruçarem sobre estatísticas avançadas, eles conhecem e dominam diferentes linguagens de programação e ainda têm a visão sobre todas as áreas do negócio. Esse tipo de cientista de dados costuma ser o mais procurado pelas empresas brasileiras, principalmente porque a maioria delas ainda não tem um time de dados muito grande. A vantagem desse perfil é sua versatilidade, que permite uma adaptação a todos os mercados, inclusive menos maduros, como no Brasil.

o que um cientista de dados faz

Especialistas em Estatística

Nesta área, o cientista de dados é capaz de determinar qual tipo de ação é provável que um advogado ganhe ou perca. Se utilizado de forma eficiente, esses indicadores podem ser aproveitados para realizar predições para o futuro e mudar o rumo de como decisões são tomadas no mercado. Se você gosta de matemática, tecnologia e ainda pensa em trabalhar com softwares, a faculdade de Sistemas de Informação pode ser a sua cara.

Formação e habilidades necessárias para ser um cientista de dados

Como opções que você deve conhecer, citamos o Anaconda e as ferramentas de notebook, que preparam toda a estrutura para o desenvolvimento na nuvem. É fundamental também dominar o github e seus controles de versionamento para organizar a codificação e ter uma boa visão na programação em grupo. Por fim, mais um tipo de cientista de dados é aquele que se torna responsável por gerenciar um time de profissionais da área. Esse papel vai se afastar da prática e se tornar essencial para que profissionais atuem com máximo desempenho. Por outro lado, Douetteau aponta que pode ser perigoso manter o foco apenas em parte da indústria, já que isso pode criar uma limitação na hora de lidar com outros modelos de negócio.

  • “Na altura do PREC”, recorda irene Pimentel, “as pessoas recorriam ao MFA para tudo.
  • O cientista de dados automatiza muitos processos do trabalho através da programação.
  • A ciência de dados usa técnicas de programação para analisar dados estatisticamente.
  • Hoje em dia, quando a gente fala da ciência de dados, pensa num guarda-chuva que inclui muitas coisas.

o que um cientista de dados faz

A nova profissão ainda é pouco conhecida no Brasil, mas já tem muitos atrativos, como é o caso do salário que pode ultrapassar R$20 mil. Então isso é uma fase em que eu posso trabalhar, mas antes disso você pode ter uma outra fase que é simplesmente olhar os dados, ver o que que você encontra por lá e essa é a fase de análise exploratória. Com isso, você pode encontrar diversas coisas que nem espera, levantar perguntas baseadas nos dados que você olhou e depois que levantou todas as perguntas, intuições, hipóteses, você coloca elas em teste, cria modelos e faz outras coisas.

  • O objetivo é ser o mais democrático possível ao espalhar o conhecimento para que todos consigam compreender, de maneira clara e precisa.
  • Depois, esses profissionais iniciantes passam portreinamento interno e adquirem conhecimentos colocando a “mão na massa”.
  • Isso reflete no aumento do número de vagas disponíveis no mercado e nos bons salários oferecidos pelas empresas aos profissionais bem capacitados.
  • Nesse setor, ele pode ser responsável por avaliar o perfil de um novo cliente e ser decisivo no momento de ajustar o limite do cartão de crédito dessa pessoa, por exemplo.
  • Em alguns problemas, a modelagem ou a análise com inteligência artificial é o principal objetivo; em outros, é apenas um complemento dispensável.

Licenciatura em Ciência de Dados

Confira a lista com os cursos de graduação e pós-graduação de tecnologia que estão em alta no mercado e saiba onde cursar. O cientista de dados geralmente tem uma carreira em estatística, matemática, engenharia de sistemas ou outra carreira em TI. Para se tornar cientista de dados, é necessário desenvolver certas competências e habilidades, por isso a PUC Minas criou a especialização em Ciência curso de cientista de dados de Dados e Big Data. Essa pós-graduação é voltada para profissionais formados em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e tecnólogos da área de TI. De acordo com dados do LinkedIn, um cientista de dados nos EUA tem salário de, em média, 120 mil dólares por ano. Não é à toa que a carreira de Data Scientist é considerada um dos melhores empregos da América.

Cursos de Comunicação