Cientista de Dados: O Que Faz e Como Impacta o Mundo

Cientista de Dados: O Que Faz e Como Impacta o Mundo

Icon 11 Δεκεμβρίου 2020
Icon By iris_energy
Icon 0 comments

Para se tornar um cientista de dados, é importante buscar uma formação sólida em áreas como matemática, estatística ou ciência da computação. Além disso, cursos de especialização e treinamentos específicos são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades necessárias. Agora que você sabe https://pbvale.com.br/tecnologia/desenvolvimento-web-alem-do-comum-explorando-a-criatividade-na-programacao/, lembre-se de que investir em uma formação de qualidade é o primeiro — e mais importante — passo. Ter um diploma de uma faculdade reconhecida no mercado ajuda a abrir portas e fornece as habilidades necessárias para se desenvolver na carreira, como criar algoritmos para resolver problemas de dados.

Aprender uma linguagem de programação

Novas técnicas, ferramentas e melhores práticas estão sendo constantemente introduzidas, então é importante manter-se atualizado. Participe de workshops e conferências, siga blogs e podcasts de ciência de dados, e aprenda com outros cientistas de dados para continuar aprimorando suas habilidades. Se você não tem experiência profissional, considere trabalhar em projetos pessoais ou contribuir para projetos de código aberto relacionados à ciência de dados. Isso curso de desenvolvimento web não só ajudará a desenvolver suas habilidades, mas também demonstrará sua paixão pela ciência de dados e sua capacidade de aplicar o que aprendeu em situações práticas. No seu currículo, você deve listar suas habilidades em programação, estatística, ciência de dados e machine learning. Além disso, é importante destacar quaisquer projetos relevantes nos quais você trabalhou, seja como parte de sua educação, em seu tempo livre, ou em um contexto profissional.

Aplicar os Conhecimentos na Prática

Por interagir com diferentes profissionais, ele tem que saber se comunicar tanto para entender as particularidades dos outros setores quanto para fazer com que os demais especialistas entendam como ele desenvolve as soluções. Na área de vendas, por exemplo, o cientista de dados usa a estatística para testar a eficácia das campanhas de marketing. Ela ajuda a entender o comportamento do consumidor e auxilia o setor a descobrir o porquê dos consumidores comprarem produtos de uma marca específica. O cientista de dados também utiliza a estatística no sistema de recomendações, que já explicamos anteriormente. A partir de um questionamento, o profissional cria hipóteses, faz validações, utiliza ferramentas de manipulação de dados e, no final, gera impactos reais para a empresa. Evitar gastos e riscos financeiros, estimar o quanto ela vai vender e lucrar no próximo ano, facilitar a personalização de produtos e serviços para usuários são alguns desses impactos.

Data Mart: o que é, tipos e benefícios para empresas digitais

Há também a possibilidade de atuar como professores ou pesquisadores em universidades e instituições de pesquisa. O trabalho desse profissional é muito complexo e exige conhecimento interdisciplinar, pois quanto maior for o seu desempenho em lidar com sistemas numéricos e algarismos, melhor será a sua atuação. Ainda é fundamental lembrarmos que essa profissão conta com pouca mão de obra qualificada no mercado e por causa disso é bem renumerada. Outra coisa importante se você quer saber como se tornar um cientista de dados é entender a rotina desse profissional. A função de um cientista de dados é cada vez mais fundamental em organizações de diversos portes para contribuir com insights relevantes e direcionar os gestores a tomarem melhores decisões de negócio.

como se tornar um cientista de dados

Bancos de dados e tecnologias relacionadas

  • Para melhorar continuamente e garantir os melhores resultados com os testes e o treinamento, é preciso usar as técnicas de MLOps.
  • O profissional nesse caso, poderia criar modelos preditivos para um e-commerce a partir de dados analisados.
  • O cientista de dados deve dominar essas áreas e ser capaz de lidar com os dados para extrair informações de valor.
  • Ciência de Dados não é uma disciplina puramente computacional, muito longe disso, e vai muito além de aplicar bibliotecas e conhecer ferramentas de auto ML.

As empresas não vão iniciar um projeto de Data Science, se isso não for relevante para o negócio. Portanto, o Cientista de Dados deve estar familiarizado com a área de negócio para a qual ele está iniciando um projeto, utilizando Data Science. Para entender como começar em ciência de dados, é preciso compreender as linguagens de programação. Na área, temos a proeminência de Python, por ser uma linguagem orientada a objetos, versátil, extremamente limpa e apresentar uma série de bibliotecas já implementadas. Por mais que estatística seja uma base da Ciência de Dados, é possível se tornar especialista nessa disciplina e ganhar reconhecimento pela força nessa área. A pessoa cientista de dados com foco em estatística consegue desenvolver modelos de análise mais robustos, além de aplicar teorias e modelagens para fazer previsões.

Áreas de atuação

Eles ajudam muito a lidar com as instalações de bibliotecas necessárias e a preparar a máquina para gerenciar os dados nas tarefas do cotidiano. Desse modo, você só precisa importar de forma simples quando precisar de alguma função. Essa carreira em dados une o conhecimento em Engenharia de Software, em Ciência de Dados e em Machine Learning. Pessoas que atuam nessa área se tornam responsáveis por garantir que modelos de Machine Learning funcionem de forma otimizada e possam ser escalados para dar conta de um grande volume de dados.

Aprofunde-se em aprendizado de máquina

  • Participe de workshops e conferências, siga blogs e podcasts de ciência de dados, e aprenda com outros cientistas de dados para continuar aprimorando suas habilidades.
  • A pessoa cientista deve saber manipular esse tipo de série, inclusive conhecendo as funções e métodos específicos para gerenciar isso.
  • Nesta etapa, o cientista coleta informações dos especialistas do negócio para saber como eles enxergam o problema e para obter conhecimento técnico a respeito da empresa.
  • Portanto, é fundamental para a pessoa cientista de dados desenvolver a capacidade de transformar problemas de negócio em problemas de ciência de dados.
  • Não indico para quem já possui certa experiencia e quer conhecer coisas novas.